if (document.all) document.body.onmousedown=new Function("if (event.button==2||event.button==3)alert('PROTEGIDO CONTRA CÓPIAS')"); O melhor do Rock você encontra aqui no Rock and Roll Bar! Opine, comente, faça o blog ficar cada vez melhor! Entre e fique a vontade!

sexta-feira, outubro 27, 2006

A galinha dos ovos de ouro

Poucos músicos conseguiram, ao longo de suas carreiras, definir uma meta e alcançar seus objetivos profissionais como Gregg Alexander. Com certeza você deve estar se perguntando: quem é esse tal de Gregg Alexander?
Bem, ele é o vocalista, compositor e líder dos New Radicals. Agora você se pergunta: mas essa banda não lançou apenas um álbum e fez sucesso só com a música “You Get What You Give”?

Tudo está correto, porém por traz da ilusão de que a banda foi um enorme fracasso ou se desfez por alguma briga ou falta de gravadora está a mente visionária de Gregg, que planejou montar uma banda, produzir seu próprio álbum e depois de tudo isso desfrutar a aposentadoria com milhões de dólares no bolso. O próprio sonho de adolescente.

Saído de Michigan, seu primeiro trabalho solo foi de pouca expressão, intitulado “Save Me From Myself”, de 1989. Em 1992, ele lança mais um álbum fraco, “Intoxifornication”. Descrente sobre sua carreira como cantor, o músico passa a compor para outros artistas da pop music como Belinda Carlisle, Melanie Williams. Fez músicas também para um conjunto californiano formado apenas por mulheres, o “The Bangles”, mas o desejo de ter sua própria banda sempre atormentava sua carreira.

Daí surge a idéia de juntar vários amigos músicos, desconhecidos do grande público, e formar um conjunto que viria a se chamar New Radicals. Seu projeto é levado para a MCA Records e Alexander faz a promessa de ganhar 1 milhão de dólares com um disco produzido por ele próprio. Mesmo não tendo uma boa aceitabilidade pelo público com seus dois primeiros trabalhos, a gravadora investe no álbum, e em 1998 é lançado “Maybe You've Been Brainwashed Tôo”, trabalho com um estilo pop rock bem definido e que em certos momentos faz lembrar o som dos australianos do INXS

De cara, o álbum coloca o New Radicals no topo das paradas musicais com “You Get What You Give", carro-chefe do cd, que consegue rapidamente ganhar disco de platina e alcançar o top 36 da Billboard e o top five no Reino Unido.

Com uma postura contestadora e irônica, Alexander expõe na música várias críticas ao show business e artistas do pop rock quando diz: “Give Fashion mag shoots/ With the aid of 8 dust brothers Beck, Hanson/ Courtney Love and Marilyn Manson/You're all fakes/ Run to your mansions” . Além disso, chuta o balde ao chamar todos pra briga: “Come around / We'll kick your ass in!”

Assim, os New Radicals entram para um grupo seleto formado por artistas que fizeram suceso com apenas uma música, os chamados “One Hit Wonders”. Ao seu lado estão Extreme, Oingo-Boingo, The Artchies, Europe, Survivor, porém se engana quem acredita que a banda teve apenas uma música famosa. “Someday We'll Know" foi uma balada mais leve que também agradou o público e sustentou as vendas do álbum por mais tempo.

Após várias cópias vendidas em todo o mundo, o visionário Gregg ficou realmente milionário e decidiu encerrar a banda para seguir projetos pessoais. A imprensa até cogitou um retorno dos New Radicals porém o músico agora se dedica apenas a compor em parceria a artistas renomados como Enrique Iglesias e Santana com que produziu "The Game of Love”, canção vencedora do Grammy de 2003.

Gregg Alexander e os New Radicals ganharam na loteria ao acertarem a fórmula para estourar na mídia através de sua pop music. Foi como dormir pobre e acordar endinheirado depois de um sonho envolvendo uma banda de rock e uma música contagiante. A banda se foi, mas sempre que “You Get What You Give" tocar, alguém irá se lembrar de um grupo de amigos que se juntaram para faturar um milhão de dólares e conseguiram até mais, escreveram seu nome na história da música.

8 comentários:

Armando Teixeira Junior disse...

Fala Azank.
Haheuuheeuheauheu muito bom o post...po cara bem que a gente poderia seguir a idéia e juntar um meio de faturar um milhão e depois viver de coçar o saco...rs
Entau, quanto aos posts dos Beatles, pensei bewm e acho melhor esperar eu voltar pra gente postar eles simultaneamente...
Grande abraço

André Augusto disse...

Esse é um cara persistente...ciente de suas limitações, conseguiu ganhar o seu milhão...que blz!
Como sempre, ótima relação com o fenômeno dos "One Hit Wonders"...
Abraço!

Felipe Brisolla disse...

Só assim para eu me interessar mais por esse tipo de som!! A qualidade do Blog eh incontestável! Parabéns pelo Blog!

Romano locali disse...

a história desses caras é mto da hora heheheheh
concordo com o japa... bem que podíamos pensar em algo assim!!!! hehehehehe

textos sempre mto interessantes, azank!

falows!!!

Jefferson Pacaembu disse...

Muito bom o post azank...não conhecia essa história, muito interessante! falow

GABRIEL RUIZ disse...

é bem isso que rola. qndo toca a tal música todos se lembram, inclusive do video clipe...

tem tbm a "someday you will now" que é aquele clipe no shopping , bem loco...

bem legal o blog, eu desconhecia, passarei a visitá-lo. Vc poderia, inclusive, participar do on the rock po! Tem td a ver, rock n roll 60 e 70, o que acha, Azank?
grande abraço

Anônimo disse...

Gostei, o álbum Maybe i'm brainwashed é ótimo, adoro todas as músicas e sinto muito por eles terem lançados apenas esse álbum. Adoro o estilo deles e o vocal, mas como o post msmo diz o negóci ofoi ganhar dinheiro então, ficamos só com o maravilhoso e único Maybe I'm brainwashed das lindas Don't Wanna die, Gotta Stay High etc...

Anônimo disse...

Quem disse que oingo boingo tem apenas um sucesso ? lá vai : Stay, We close our Eyes, Just Another Day, Only a Lad, Weird Science e mais uma porrada...