if (document.all) document.body.onmousedown=new Function("if (event.button==2||event.button==3)alert('PROTEGIDO CONTRA CÓPIAS')"); O melhor do Rock você encontra aqui no Rock and Roll Bar! Opine, comente, faça o blog ficar cada vez melhor! Entre e fique a vontade!

quinta-feira, outubro 05, 2006

Dica da Semana - Triumph - Rock and Roll Machine (1977)

Com um som que está entre o hard e o progressivo, a banda canadense Triumph, se coloca entre uma das mais influentes do final dos anos 70.

Formado em Toronto em 1975,o grupo está ao lado de bandas com Rush e Saga como difusoras do bom rock canadense. Trio formado pelo baterista Gil Moore , o baixista Mike Levine e o excelente guitarrista e volcalista Rick Emmet.

Descrito pelos seus próprios integrantes como uma banda que flutua entre Emerson, Lake and Palmer e The Who, o conjunto mistura uma pegada forte de bateria, caracterista do hard rock, com um estilo psicodélico.

Após o lançamento do seu primeiro álbum "In the Begginig", em 1976, o trio canadense parte para uma linha mais voltada para o progressivo e grava "Rock and Roll Machine" em 1977.

Logo na faixa de abertura, a explosiva "Takes Time" dá o tom do álbum, cheio de pegada e solos potentes, algo que pode ser verificado também em "Little Texas Shaker" e na faixa título, "Rock and Roll Machine".

"Rocky Mountain Way", regravação do clássico de Joe Walsh, é uma canção que puxa para o blues sem perder o toque hard, dando uma quebrada na pegada semi-progressita do álbum.

Tanto em "New Yor City Streets"partes 1 e 2 com em "Bring it Home", características progressistas se mostram evidentes, influência talvez dos compatriotas do Rush, já que em alguns momentos é possível encontrar traços da voz de Geddy Lee, vocalista do Rush, nos agudos emanados por Emmet. Em "New York City Streets", Emmet fala sobre o cotidiano de uma cidade cheia de beleza e impessoalidade; onde é cada um por si, "Here is new york town baby, You don't trust no-one".

Por fim, a clássica "City", dividida em três partes:As intrumentais "War March", melodia de certa forma melancólica e "El Duende Agonizante", uma música flamenca dedilhada de forma magnífica por Emmet em seu violão. Fechando, "Minstrel´s Lament", uma viagem psicodélica com uma batida pulsante, caracterísca de Gil Moore.

A banda ainda lançaria mais 13 álbuns e hoje comemora seus 31 anos de carreira.Vale a pena conferir "Rock and Roll Machine"!

Nenhum comentário: