if (document.all) document.body.onmousedown=new Function("if (event.button==2||event.button==3)alert('PROTEGIDO CONTRA CÓPIAS')"); O melhor do Rock você encontra aqui no Rock and Roll Bar! Opine, comente, faça o blog ficar cada vez melhor! Entre e fique a vontade!

domingo, novembro 26, 2006

Dica da Semana - Green Day - Dookie (1994)

Tenho que concordar com meus amigos quando eles dizem que o Green Day esta ficando “emo”. Após músicas como “Boulevard of Broken Dreams” a postura da banda ficou meio suspeita mesmo fazendo canções de protesto como "American Idiot".

Lançado em 1994, o álbum “Dookie” é a obra-prima do Green Day, superando outros bons álbuns como “Kerplunk” e “Nimrod”. As duas composições mais famosas do trio, “Basket Case” e “She”, que dispensam comentários, estão no álbum que trata de temas totalmente relacionados a adolescência.

Em “Chump” a letra expressa como o adolescente culpa os outros por seus medos e fracassos pessoais: “I don't know you / But, I thik I hate you/ You're the reason for my misery / Strange how you've my biggest enemy / And I've never even seen you face.”

A transposição de algumas faixas acompanhada pela boa batida do baixo de Tré Cool e a bateria de Mike Dirnt fazem com que algumas músicas pareçam linkadas ou parte da mesma história.

“Is she Ultra-violent? / Is she disturbed ?/ I better tell her I love her / Before she does it all over again / Oh God, she's killing me /” é o refrão de “Pulling Teeth”, que conta a história de um rapaz que possui uma namorada violenta e autoritária.

O álbum é linear e segue uma linha bem definida dentro da proposta de música adolescente. O trio californiano formado em 1989 conta ainda com “When I Come Around” e “Welcome to Paradise”, essa última que já aparece no álbum “Kerplunk” de 1992, que se tornaram músicas quase sempre presentes em seus shows.

A quebrada no gelo fica por conta de “F.O.D.”, que significa “Fuck off and die”, uma balada mais calma no estilo “Good Riddance”, mas com umas pitadas de guitarras distorcidas no refrão. Quando você pensa que essa era a última música, eis que aos 4:09 uma música escondida aparece do nada. É “All by Myself”, cantada apenas em voz e violão por Dirnt e que não faz parte dos créditos.

Dookie é melhor álbum do Green Day e uma das melhores compilações do punk adolescente dos anos 90.

Faixas


1-"Burnout"
2-"Having A Blast"
3-"Chump"
4-"Longview"
5-"Welcome to Paradise"
6-"Pulling Teeth"
7-"Basket Case"
8-"She"
9-"Sassafras Roots"
10-"When I Come Around"
11-"Coming Clean"
12-"Emenius Sleepus
13-"In The End"
14-"F.O.D."

3 comentários:

Anônimo disse...

Não acho que o Green Day virou EMO mas é bom tomar cuidado! Tambem acho o Dookie o melhor album dos caras!

André Augusto disse...

a musica do green day flerta com os emos hj em dia...
Pena, pois é uma banda que deu novo gás ao punk rock na decada de 90. Dokkie é foda, junto com o Nimrod.
Abraço!

Anônimo disse...

Não acho que o Green Day virou emo. Pra mim, isso é coisa da MTV, que agora que perdeu audiência fica apelando pra qualquer coisa. E além do mais, eu pergunto uma coisa: por acaso emo fala de política em suas músicas?