if (document.all) document.body.onmousedown=new Function("if (event.button==2||event.button==3)alert('PROTEGIDO CONTRA CÓPIAS')"); O melhor do Rock você encontra aqui no Rock and Roll Bar! Opine, comente, faça o blog ficar cada vez melhor! Entre e fique a vontade!

domingo, setembro 03, 2006

Os 35 anos anos do brilhante Who´s Next

Enquanto o novo álbum do The Who, Endless Wire , com previsão de lançamento para 31 de outubro, não é lançado, um dos seus maiores sucessos completa 35 anos: o álbúm Who´s Next.

Lançado em 2 de agosto de 1971, o álbum é formado por composições que seriam lançadas no projeto Lifehouse, vislumbrado por Pete Townshend para ser lançado em 1970 como mais uma inovação do conceito de se fazer rock.O projeto não saiu do papel e algumas composições ficaram encubadas em estúdio.

Após a ópera-rock Tommy de 69, o The Who passa a buscar algo maior do que apenas lançar composições esparsas e passa a fazer dos seus álbuns, produtos mais conceituais.Who´s Next não é propriamente um álbum conceitual, porém possui um encadeamento perfeito das músicas, com uma ótima escolha na ordem das faixas. É forte, vibrante e ao mesmo tempo sutil, o que o torna um dos melhores albuns da história do rock.

Baba O'Riley já inicia o álbum mostrando a força do som do Who. A inserção de sintetizadores e a voz nervosa de Roger Daltrey fazem da canção um dos maiores clássicos do rock. Tanto a primeira faixa quanto a canção The Song Is Over, são faixas remanescentes do projeto Lifehouse, por isso seu teor forte e saudosista.

Bargain, a segunda faixa, apresenta uma batida invadora com duas palmas para quatro batidas, algo até então pouco usado no rock and roll. A balada Love Aint for Keeping se caracteriza por quebrar o ritmo irado das duas primeiras faixas, algo muito parecido como ocorre em Getting in Tune. Destaque também para Won't Get Fooled Again , Pure And Easy , Baby Don't You Do It e Naked Eye que abusam otimos arranjos, solos de guitarra e letras vigorosas.

Tanto I Don't Even Know Myself como Water foram canções apresentadas pelo grupo no Isle of Wight Festival em 1970 e que foram incorporadas ao Who´s Next, sendo que as duas junto com Baba O´Riley e The Song is Over formam a espinha dorssal do álbum.

Para completar, a poética Too Much Of Anything é uma música calma e que foge do estilo Who de sair quebrando tudo. Além disso, o Who´s Next também conta com a música que foi uma das grandes marcas do conjunto: Behind Blue Eyes , um dos símbolos da geração hippie dos anos 70.

Sem dúvida, Who´s Next é um álbum que não pode faltar na coleção de nenhum amante do bom e velho rock ando roll. A genealidade de Pete Townshend e Keith Moon aliada ao talento de Jhon Eintwistle e a voz marcante de Roger Daltrey fazem deste disco o maior da carreira do Who e um dos mais perfeitos da história da música

Nenhum comentário: